Domingos Neto participa de reunião com Camilo Santana, para destacar projeto de máquinas perfuratrizes

reunião com Camilo

10 jul Domingos Neto participa de reunião com Camilo Santana, para destacar projeto de máquinas perfuratrizes

O deputado Domingos Neto participou, na última sexta-feira, da reunião da bancada federal cearense com o Governador Camilo Santana no Palácio da Abolição. Objetivo principal de atenção do Governador, era as ações de combate à seca. Dominaram também durantes os debates assuntos sobre a captação de recursos para financiamento da saúde no Estado. O Governador cearense destacou ainda o Projeto de lei de iniciativa do deputado Domingos Neto que autoriza a formação de consórcios municipais para aquisição de máquinas perfuratrizes.

Com a perspectiva de mais um ano de seca no Estado, o Governador pediu o apoio de toda a bancada no sentido de destinar recursos para as ações de convivência com a seca. Dentre estas ações, Camilo Santana apontou como de grande eficácia a perfuração de poços profundos e pediu que os deputados, em suas emendas individuais ao Orçamento Geral da União, destinem recursos para a aquisição de máquinas. De acordo com o Projeto de Lei do deputado Domingos Neto, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o Estado adquire a máquina e cederá aos municípios, por meio do consórcio, em regime de concessão. O uso e o custeio da máquina serão feitos respeitando as características de cada participante; o custeio da máquina e a permanência no município levam em conta a população rural do município divididos proporcionalmente. Além desta equação, que garante a equanimidade entre os parceiros, o tempo de utilização da máquina será dividido em 25% para o agricultor familiar, 25% para o médio e o grande produtores e o restante definido pelo Conselho Municipal, já regulamentado no Programa Água para Todos.

Durante a reunião, o Governador Camilo Santana relatou sua audiência, na quinta-feira, em Brasília, como o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, quando ficou agendada uma visita do Ministro ao Ceará, no próximo dia 28, para conhecer as unidades de saúde do Estado. O Ceará, nos últimos anos, aumentou em 52% o número de leitos hospitalares.

Entretanto, os recursos do Governo Federal para a área não acompanharam este crescimento, o que mais penaliza os cofres estaduais, prejudica a população em seu direito constitucional de atendimento à saúde. Para Domingos Neto, o encontro com o Governador possibilita uma sintonia das ações em defesa dos interesses maiores do Estado. “Independente de partidos, o que nos une é o compromisso com o Ceará. Este não tem ideologia. É o bem da população”, disse.

No Comments

Post A Comment

18 − 10 =