Perfil do Deputado

DOMINGOS GOMES DE AGUIAR NETO

Nasceu em Fortaleza, em 29 de abril de 1988, mas tem suas raízes políticas em Tauá, na região de Inhamuns, onde sua família exerce liderança.  Em sua primeira disputa eleitoral, 2010, Domingos Neto conquistou 246.591 votos e quebrou dois recordes: foi o deputado mais votado da bancada cearense e, com 22 anos, o mais jovem parlamentar eleito pelo seu estado. Em 2014, se reelege com 185.226 votos e foi o mais votado nacionalmente pelo seu partido o PROS.

No segundo mandato, Domingos Neto foi escolhido pelos seus pares para conduzir a bancada do Partido na Câmara. Novamente, Domingos Neto faz história como o mais jovem líder partidário na Câmara dos Deputados. Nesta legislatura, integra a Comissão de Educação e a de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da qual foi presidente em 2014. Em 2015 integra mais de 50 Frentes Parlamentares, sendo Segundo Secretário da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira.

Segurança hídrica no semiárido, Consolidar as conquistas do Estatuto da Juventude, Desenvolvimento urbano ou “urbanização com urbanismo das cidades” – mobilidade, habitação, segurança pública e            Desenvolvimento Econômico com identificação e fomento às potencialidades de cada região do Ceará são as prioridades do deputado. Em seu primeiro mandato, Domingos Neto atuou firme nas causas da juventude, presidindo a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude e foi incansável na construção de políticas públicas para o segmento, luta coroada com a aprovação do Estatuto da Juventude, que há 10 anos tramitava na Câmara dos Deputados, transformado na Lei 12.852. Integrou também a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas cujas propostas foram encaminhadas ao Ministério da Saúde e adotadas no Plano Brasil contra o Crack, política pública lançada pela Presidenta Dilma  em 2011.

Em seu primeiro mandato, Domingos Neto presidiu duas importantes comissões técnicas da Câmara: em 2012, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e em 2014 a de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Integrou também as comissões de Turismo e as Especiais do Marco Civil da Internet, da partilha do Pré-sal, que estuda a reformulação do Ensino Médio e a que discute o caráter obrigatório do Serviço Militar. Em Seu primeiro mandato, integrou 12 Frentes Parlamentares.

Em 2013, convidado pelo prefeito de Fortaleza, assumiu a Secretaria Extraordinária da Copa com o desafio de preparar a capital do Ceará para receber o Mundial de 2014. Em pouco tempo, fez com que as obras do entorno do Castelão avançassem, garantindo o acesso dos torcedores à Arena, bem como facilitando a mobilidade dos que ali moram. Em articulação com o Ministério do Turismo, ofereceu vagas de cursos de capacitação, favorecendo a qualificação dos serviços da cidade.

Domingos Neto é  estudante de Direito.